TREINAMENTO CONTRA O ALCOOL

09/03/2010 17:02

 

 

CHICAGO ENGENHARIA CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA Através de exames médicos - Admissionais (todos funcionários) Periódicos (todos funcionários) Segurança do Trabalho Chefias Comercialização Porte Afastamento da obra EXXON Encaminhamento clínicas especializadas - A.A. – Alcoólicos Anônimos

PROGRAMA ALCOOL / DROGA / TABAGISMO

 

OBRA EXXON QUÍMICA

 

Objetivo:

 

Estabelecer um procedimento de reconhecimento, controle e acompanhamento médico para funcionários da CHICAGO tratando de problemas sociais como Alcoolismo, Tabagismo e Drogas, de forma assistencial e não punitiva.

 

Primeira Fase:

 

Reconhecimento:

 

 

-

 

Nos exames clínicos realizados pela CHICAGO em seus funcionários são examinados aspectos sintomáticos de uso de álcool ou drogas. Em exames admissionais são automaticamente considerados inaptos ao serviço.

 

Entrevistas pessoais - Administrativas

 

-

 

São realizadas entrevistas nas admissões e exporadicamente em campo através de conversas informais. Tenta-se apurar nestas entrevistas se há casos de alcoolismo e drogas, com o funcionário e indiretamente com outros funcionários da empresa. Estas entrevistas (conversas informais) são feitas pelos setores acima.

 

Busca de auxílio - Funcionário

 

- Familiares

O reconhecimento de dependência química é visto pela empresa como um grande passo na busca da cura para o vício. Portanto, funcionários que procuram ajuda são estimulados a seguir tratamentos e encaminhados a assistência médica ou setores especializados (A.A. ou N.A.)

 

Avaliações de campo - Bafômetro: para Motoristas (diário)

 

Demais funcionários (aleatoriamente 05 por dia)

São realizados testes aleatórios em funcionários da empresa e contratados, sem definição de quantidade de pessoas a avaliar ou datas pré estabelecidas. Diariamente são avaliados os motoristas e operadores de máquinas ou equipamentos.

 

Avaliação visual - Técnicos de segurança

 

-

 

Através de inspeções rotineiras em campo, técnicos de segurança e chefias imediatas avaliam condições físicas dos funcionários, verificando indícios de álcool (hálito ou atitudes suspeitas), ocorrendo o mesmo para drogas.

 

Restrição de áreas p/fumantes

 

São determinados locais próprios para fumantes. É proibido o tabagismo fora dos locais previamente liberados pelo setor de Segurança do Trabalho.

 

Restrição - Uso

 

-

 

-

 

É terminantemente proibido o uso, comercialização ou porte de alcool ou drogas dentro das dependências da EXXON QUÍMICA e das obras da CHICAGO Em caso afirmativo para situações acima, estas serão avaliadas pela Direção da EXXON em conjunto com a CHICAGO para que medidas corretivas e preventivas sejam aplicadas da melhor maneira.

Segunda Fase:

Controle

 

 

Casos afirmativos de uso de drogas ou alcool terão como medida imediata o afastamento da obra da EXXON QUÍMICA.

 

Transferência para outra obra

 

Se houver suspeitas do uso ou dependência de drogas / alcool, a CHICAGO fará a transferência de funcionários da obra da EXXON QUÍMICA para outras obras.

Terceira Fase:

Acompanhamento médico

 

 

- N.A. - Narcóticos Anônimos

Os casos afirmativos serão encaminhados a Orgãos de tratamento como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos, onde haverá acompanhamento por parte da empresa quanto a recuperação destes dependentes.

 

Testes de acompanhamento Exames médicos

 

O setor Médico ou Clínica contratada e responsável pelo atendimento médico da CHICAGO fará exames específicos como acompanhamento e avaliação de recuperação de dependentes.

 

ROTEIRO PALESTRAS PARA OBRA

EXXON QUÍMICA

 

Álcool

 

Classificação como Doença – OMS

 

Inicio ao alcoolismo

 

Danos a saúde

 

Danos sociais: - Família

 

- Comunidade

- Trabalho

 

Acidentes relacionados ao álcool (trabalho / transito)

 

Prevenção

 

Tabagismo

 

Inicio do vício

 

Danos a saúde

 

Danos sociais: - Família

 

- Comunidade

- Trabalho

 

Acidentes relacionados ao tabagismo (Princípios de Incêndio)

 

Prevenção

 

Drogas

 

Maconha

 

Cocaína

 

Crack

 

Heroína

 

Cola Sapateiro

 

Medicamentos

 

Danos a saúde

 

Danos sociais: - Família

 

- Comunidade - Chacinas, assassinatos, roubos

- Trabalho

 

Acidentes (trabalho / transito)

 

Transmissão de Doenças

 

Principais características dos viciados

 

Prevenção

 Bookmark and Share