Acidente com morte, doeu no bolso e mudou a direção no sentido da segurança

18/01/2017 12:02

Sabemos que há duas formas de aprender as coisas: pelo amor ou pela dor. Foi assim também com a M Dias Branco, fabricante de massas e biscoitos, com sede no município de Euzébio, região metropolitana de Fortaleza (CE), e que conta com outras instalações em oito estados brasileiros.

Em todas suas unidades, a fábrica emprega 16 mil trabalhadores. Pois é, após um grave acidente, uma explosão que matou quatro funcionários e feriu outros quatro em sua unidade de produção de gordura e margarina, em Fortaleza, que resultou na condenação da empresa na justiça trabalhista ao pagamento de mais de dois milhões de reais em indenizações, a M Dias Branco resolveu implantar, em 2014, o Programa Positivo. Trata-se de um projeto que incentiva os profissionais a relatarem o que pode ser melhorado na rotina de produção para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Foi depois do acidente, sim, que a empresa decidiu ampliar as ações de saúde e segurança do trabalho. Hoje, a empresa é referência em boas práticas de SST. Diariamente, 26 caminhões abastecem a unidade de Euzébio com cerca de 800 toneladas de trigo, matéria-prima usada na produção de massas, bolos, torradas, biscoitos e várias outras delícias.

Como a linha de produção envolve a manipulação de alimentos, todos os empregados, inclusive os visitantes, só podem ter acesso à fábrica usando touca, avental, máscara para cobrir a barba e protetores para os ouvidos. Dos trabalhadores, dependendo da função que exercem, ainda são exigidos outros acessórios. Quem carrega peso usa coletes para a coluna, e abafadores nos ouvidos em locais onde as máquinas fazem muito barulho. Além disso, adesivos são espalhados em todos os setores, reforçando o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI). Aliás, na M Dias Branco, uma das regras de ouro é a utilização dos EPIs. Com mais de 60 anos, a empresa mantém três horários: quem trabalha de manhã e a tarde, cumpre 44 horas semanais, já os trabalhadores do turno da noite têm jornada de 36 horas.

O Programa Positivo é voltado a todos os escalões da empresa. Quando se observa que alguém está tendo um comportamento que não é adequado, qualquer empregado faz o relato da ocorrência. Se for observado que há alguma condição insegura na estrutura, o comunicado também é feito. São informações compiladas em um relatório, que sugerem ações de correção de forma preventiva, para eliminar as condições de risco.

Desde que a segurança passou a ser tratada como um valor da empresa e responsabilidade de todos, foram criados os alertas de segurança, as observações de comportamentos e a pesquisa de percepção da cultura da segurança e saúde, envolvendo todos os setores da fábrica, moagem do grão de trigo, produção da farinha, na embalagem dos alimentos e distribuição dos produtos até a gestão da empresa. O envolvimento da equipe com a segurança vai do auxiliar até o presidente. Porque, afinal, o fator de sucesso de qualquer tipo de programa em SST é mesmo o envolvimento de cada empregado que faz a empresa, seja o porteiro ou um alto executivo.

A partir do programa, nunca mais aconteceram acidentes graves, pois a cultura de prevenção que vem sendo feita ao longo de anos tem atingido resultados bastante positivos. O processo de fortalecimento da cultura da prevenção começou a ser implantado em 2014, com a capacitação de diretores e gerentes e a conscientização de todos os colaboradores. A quantidade de acidentes das unidades caiu 20% entre 2014/2015 e a tendência de redução se manteve em 2016. No ano passado, ocorreram apenas acidentes considerados de pequeno porte, como tropeços e torções. Os trabalhadores relatam as situações de comportamento inseguro e entendem muito mais sobre saúde e segurança do trabalho. Agora, todos têm noção da percepção de risco das suas respectivas atividades. Além dos EPIS, a fábrica também investiu em equipamento de proteção coletiva, como sistema de ventilação industrial, para o conforto térmico, que minimiza riscos de acidentes. A meta do Programa Positivo é que seja implantado em todas as unidades até 2024.

Fonte: Blog da EMILY SOBRAL - https://segurancaocupacionales.com.br/

 Bookmark and Share